Senador Carlos Viana critica diplomacia seletiva do governo Lula
O senador Carlos Viana (Podemos–MG), líder do Grupo Parlamentar Brasil‑Israel, acusou o governo Lula de direcionar sua diplomacia de forma seletiva, apoiando, na prática, países financiadores do terrorismo ao condenar ações legítimas de defesa de Israel. Segundo ele, o Itamaraty “escolhe se alinhar aos que disseminam o terror, em vez de se posicionar firmemente ao lado das nações livres e democráticas” estadao.com.br+1www25.senado.leg.br+1.
Israel representa liberdade e democracia no Oriente Médio
Viana reforçou que Israel é o único país democrático da região, um símbolo de liberdade, inovação, ciência e tecnologia. Ele afirmou que muitos setores da esquerda se opõem ao país por essa razão e que ajudar potências como o Irã é dar apoio político a terroristas .
Governo Lula: discurso de liberdade, ações de censura
Embora defenda a liberdade, o governo Lula tem se movido para regulamentar fortemente redes sociais. Especialistas como Paulo Kramer e André Marsiglia alertam que essa regulação pode se transformar numa “mordaça digital”, com Judiciário, AGU e Executivo atuando em conjunto para punir discursos críticos gazetadopovo.com.br.
Oposição sendo silenciada
Na esteira dessa estratégia, opositores conservadores enfrentam processos judiciais e ameaças de multas por críticas ao governo. O senador Eduardo Girão afirmou que o Brasil vive uma “pseudodemocracia”, em que vozes divergentes são perseguidas sob o pretexto de combater a desinformação